Van wie was Rafael?

Rafael

Rafael

Rafael Sanzio (em italiano: Raffaello Sanzio; Urbino, 6 de abril de 1483 — Roma, 6 de abril de 1520), frequentemente referido apenas como Rafael, foi um mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento italiano, celebrado pela perfeição e suavidade de suas obras. Segundo historiadores e mestres da arte, o mais adequado é chamá-lo de Raffaello Santi, já que Sanzio fazia referência apenas ao seu local de nascimento e Santi era o sobrenome de seu pai, Giovanni Santi, nascido em Lucca, na Toscana. Junto com Michelangelo e Leonardo da Vinci forma a tríade de grandes mestres do Alto Renascimento.

Urbino era então capital do ducado do mesmo nome e seu pai, Giovanni Santi, pintor de poucos méritos mas homem culto e bem relacionado na corte do duque Federico da Montefeltro. Transmitiu ao filho, de precoce talento, o amor pela pintura e as primeiras lições do ofício. O duque, personificação do ideal renascentista do príncipe culto, encorajara todas as formas artísticas e transformara Urbino em centro cultural, a que foram atraídos homens como Donato Bramante, Piero della Francesca e Leon Battista Alberti.

Lees meer...
 

Margarita Luti

Margarita Luti

Margarita of Margherita Luti was een minnares en schildersmodel van de Italiaanse kunstschilder Rafaël. Over haar leven en relatie met de kunstenaar is weinig bekend. Wel is bekend dat Rafaël er meerdere maîtresses op nahield en dat hij hen weleens vereeuwigde in portretten. Van Margarita Luti zijn minstens twee portretten overgeleverd: La donna velata ('vrouw met sluier', 1514-1515) en La Fornarina ('bakkersdochter', 1518-1519).

Lees meer...